Equipe da Sala de Estimulação Precoce de Floriano apresenta artigo científico em Oeiras

Equipe da Sala de Estimulação Precoce de Floriano apresenta artigo científico em Oeiras
O I Encontro do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNES) foi promovido pelo IFPI de Oeiras, no formato online, no período de 26 a 28 de janeiro, em articulação com o NAPNES dos campi Floriano, Pedro II, Teresina Zona Sul, Corrente e São Raimundo Nonato. A cidade de Floriano foi representada pelas profissionais que atuam na Sala de Estimulação Precoce (SEP) da Unidade de Saúde Viana de Carvalho: Lara Siqueira (fonoaudióloga), Daccione Ramos (fisioterapeuta) e Maria Helena Filha (psicóloga), que apresentaram o artigo científico intitulado “Atuação interdisciplinar no Atendimento Educacional Especializado (AEE)”. 

No trabalho, a equipe apresentou a importância da equipe interdisciplinar no AEE, bem como delineou os principais benefícios da intervenção interdisciplinar e expox as estratégias da equipe interdisciplinar. “Podemos observar que é primordial uma equipe integrada que inclua outros profissionais, entre eles o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, que em conjunto têm bastante a contribuir tanto na parte estrutural como nas questões posturais e de locomoção do paciente assistido”, explicou Daccione Ramos. 

Em outro ponto analisado, Lara Siqueira afirmou que, através do documento formatado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2018), é possível ressaltar a importância do profissional fonoaudiólogo em parceria com a equipe pedagógica, nos diferentes níveis de escolaridade e em qualquer modalidade de ensino. 

O Encontro teve o objetivo de promover um espaço de discussões voltadas ao aprimoramento de práticas inclusivas no contexto do IFPI, e contou com palestras e mesas redondas transmitidas pelo Canal do Youtube do Campus Oeiras, além de minicursos e oficinas realizados pelo Google Meet.