Profissionais da fisioterapia que atuam no Núcleo Multiprofissional de Saúde (NMS) participaram, na última quinta-feira, 28, de uma reunião de orientação de proposta para a implementação da Linha de Cuidado Materno infantil na Atenção Básica de Floriano. O diretor do NMS, Daniel Gutembergue, explica que a proposta é tomar por base o acolhimento, compreendido como metodologia de trabalho e uma escuta atenta e qualificada, que considera as demandas trazidas pelo usuário. Desta forma, a equipe de saúde define as ofertas da UBS para o cuidado e estabelece critérios que definem as necessidades de encaminhamento desse usuário para outro ponto da Rede de Atenção à Saúde.
Nesse contexto, o Protocolo da Atenção Básica: Saúde das Mulheres, contempla desde temas como pré-natal, puerpério e aleitamento materno, até planejamento reprodutivo, climatério e atenção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual. Contempla, ainda, a abordagem dos problemas/queixas e a prevenção dos cânceres que mais acometem a população feminina.
O papel do fisioterapeuta é extremamente importante, pois é uma especialidade que cuida do ciclo feminino, ou seja, vai da infância à terceira idade, passando pela gestação e pós-parto. São tantas mudanças no corpo e na mente da mulher que é necessária uma atenção especial.
A atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino se estende em diferentes fases: na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade.
Como você reage?