Floriano e mais seis municípios se classificam para representar Piauí no Mato Grosso do Sul

No Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS, realizado esta terça-feira (17), pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), participaram Secretários Municipais de Saúde de 146 cidades do Piauí, aconteceu também da 7ª Mostra Piauí, Aqui tem SUS. Floriano conseguiu ficar entre os dez melhores trabalhos com a apresentação do artigo: EXPANSÃO DA PLANIFICAÇÃO NA CIDADE DE FLORIANO-PI: OPORTUNIDADES E DESAFIOS.

O objetivo da Mostra foi apresentar experiências exitosas realizadas nos diversos serviços de saúde do SUS nos municípios do Estado. Os melhores trabalhos foram selecionados pela banca avaliadora e serão apresentados no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em Campo Grande (MS), em julho. Ao todo, 103 trabalhos foram inscritos na Mostra.

A enfermeira Meyrilene Santos, de Floriano, foi uma das autoras do projeto apresentado que contou a experiência de Floriano no processo de planificação. “Fico muito feliz em ter esse reconhecimento. Ter Floriano como referência só é possível se quando a gestão colabora e nos da liberdade para trabalhar o que deve ser feito. Isso faz a diferença”, afirma. São coautoras também as enfermeiras Jakelinne Vilanova, Kivia Resende, Lucilene Robeiro e Marilena Camarço.

Nos resultados, a equipe constatou uma maior territorialização e mapeamento das áreas com cadastro de 80% das famílias, estratificação do risco familiar, estratifica do risco de todas as gestantes. “Outros pontos observados nas unidades que passaram por esse processo foram a maior integração da equipe e maior envolvimento da gestão municipal”, disse.

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, parabenizou a equipe. “Foi uma notícia que encheu nossos corações de alegria, pois desde quando fui apresentada à Planificação, fiquei encantada como esses processos de trabalho podem mudar a realidade não só da equipe, mas de toda a comunidade que faz parte do cotidiano da unidade de saúde. Esse projeto tem todo nosso apoio”, afirma.

Amanda Pinheiro, Assessora Técnica do Cosems-PI e Coordenadora da Mostra, ressalta o alto nível dos projetos apresentados. “A cada ano, somos surpreendidos com a qualidade das ações que os municípios vêm desenvolvendo em suas regiões no atendimento à população. Ficamos felizes com esse momento rico e que traz a oportunidade de intercâmbio entre os municípios ao compartilharem suas ações e estratégias, assim como suas dificuldades”, avalia. “O Cosems defende que tudo aquilo que é bom e dá certo deve ser multiplicado. Queremos dar visibilidade ao que os profissionais fazem e que, muitas vezes, não têm a propagação desejada”, acrescentou.

Auridene Moreira, presidente do Cosems-PI, parabenizou os participantes da Mostra. “Parabenizamos a todos pelas ações apresentadas. Acreditamos que cada gestor que aqui esteve volta para seu município com mais conhecimento e capacitação para que as ações de saúde possam ser reforçadas, possibilitando, assim, chegarmos ao objetivo maior, que é o fortalecimento da saúde pública no nosso estado”, finalizou a Presidente.

Confira a lista de todos os selecionados:
– 1º Informação em Saúde: Estratégia de Gestão em Teresina, por Andréia Alves de Sena Silva, de Teresina;
– 2º Relato de caso: humanizado , promovendo e semeando o amor do pré-natal odontológico, por Scarlletti Ohanna Alencar Pereira, de Arraial;
– 3º Reabilitação no pós-covid 19 no município de Santo Inácio do Piauí, por Dayane Campos de Sousa, de Santo Inácio do Piauí;
– 4º Enfrentamento às drogas em um município do Piauí: Um relato de experiência, por João Kelson de Araújo da Silva, de Juazeiro do Piauí;
– 5º A facilidade do acesso das gestantes à equipe saúde da família pelo aplicativo whatsapp, por Layla Riane Vieira de Sousa, de Santo Inácio do Piauí;
– 6º Implantação da logística reversa de resíduos de medicamentos no município de Oeiras, no Piauí, por Ellen Nara Moura, de Oeiras;
– 7º Exemplo da planificação na cidade de Floriano: Oportunidades e desafios, por Meyrilene Ferreira dos Santos, de Floriano;
– 8º Mundo azul: acolher para entender! Grupo de apoio a profissionais, cuidadores e pessoas autistas, por Eleale Leal Martins, de Água Branca;
– 9º Cuidado ampliado à saúde do homem na APS de Teresina: O ambulatório masculino da UBS Codipi, por Lívia Maria Mello Viana, de Teresina
– 10º Atuação Interprofissional na perspectiva de minimizar a judicialização na garantia de medicamentos, por Raquel Alves Ribeiro, de Miguel Alves.