Floriano participa de seminário para qualificação dos indicadores do Previne Brasil

Floriano participa de seminário para qualificação dos indicadores do Previne Brasil

Floriano participa de seminário para qualificação dos indicadores do Previne Brasil
Dando continuidade a uma série de capacitações sobre o Previne Brasil - que o novo método de financiamento da Atenção Primária - o Ministério da Saúde realizou nesta terça-feira (31), em Teresina, o Seminário "Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS)". O município de Floriano foi representado pela secretária de Saúde, Caroline Reis e pela coordenadora da Atenção Básica, Adenilde Coelho. 

O Previne Brasil foi instituído há dois anos e, durante o período de adaptação, os gestores também tiveram o desafio de enfrentar uma pandemia sem que a população ficasse desassistida. O Ministério da Saúde fez mudanças para minimizar a perda de recursos com a mudança do modelo. 

Desde o ano passado, foram feitas mais de 30 oficinas em todos os Estados brasileiros para abordar os quatro componentes que compõem o pagamento do Previne: a captação ponderada, o adicional per capita, desempenho e ações estratégicas. Agora começa uma segunda rodada de capacitação detalhar os sete indicadores, considerando que o repasse do Previne Brasil começa a valer em 2022, de maneira escalonada, de acordo com a produção real das equipes de saúde.

"É papel do Ministério da Saúde capacitar gestores, informar sobre programas e recursos e auxiliar na execução das políticas públicas que coordenam o cuidado da população. Com o Previne Brasil, o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, não seria diferente. É um trabalho contínuo para que os municípios consigam atingir as metas e que a população receba serviços de qualidade", afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.

Metodologia

O diferencial dos seminários é que os gestores municipais poderão tirar dúvidas com técnicos de todos os departamentos da *Saps*, podendo tirar dúvidas de outros serviços e procedimentos da carteira de serviços da APS que não são levados em conta para o cálculo do financiamento.

Outro tema abordado é a organização do processo de trabalho, identificando os principais desafios locais para a efetivação de uma Atenção Primária resolutiva capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado.