Floriano passa a ofertar testes para detecção de covid-19 em todas as unidades de saúde

Floriano passa a ofertar testes para detecção de covid-19 em todas as unidades de saúde
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia que a partir desta terça-feira, 28, todas as unidades de saúde passarão a realizar o teste para detecção da Covid-19. A medida tem como base o aumento no número de casos da doença. A secretária de Saúde, Caroline Reis, afirmou que essa medida faz parte de um conjunto de outras medidas que serão implantadas nas próximas semanas para conter o avanço da doença. "Lembro também que estamos seguindo o último decreto municipal e avaliando a situação epidemiológica. Destaco que medidas simples podem ser muito eficazes contra a doença: lavar as mãos e ter a vacina em dia contra Covid-19", disse. 

Segundo a gestora, o teste deverá ser solicitado pelo médico ou enfermeira da unidade básica de saúde. “O teste não será realizado de maneira indiscriminada. Cada posto de saúde tem seu fluxograma, mas é importante salientar a triagem realizada pelo enfermeiro ou médico da unidade, que serão os responsáveis por indicar a viabilidade do teste ou não”. 

No início do mês de maio, a Prefeitura de Floriano publicou o Decreto nº 065/2022, que tornou facultativo o uso de máscaras de proteção individual em locais abertos e fechados. De acordo com o documento, fica sob a responsabilidade de cada cidadão ou de seu responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada.

O uso da máscara permanece obrigatório em estabelecimentos de saúde, como a UPA, Policlínica, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e de pronto atendimento público ou privado, clínicas particulares, farmácias, além do transporte público de passageiro, como ônibus, vans, transporte de aplicativo e táxi.

Também estão obrigadas ao uso de máscara, pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) durante o período de transmissão, ou que apresentem sintomas gripais, além de idosos, imunosuprimidos e doentes crônicos.