Floriano recebe certificado de ‘Selo Ambiental A’ do ICMS Ecológico durante V Conferência Estadual de Meio Ambiente
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN), participou, nesta quarta-feira, 5 de junho, da V Conferência Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e recebeu o certificado de ‘Selo Ambiental A’ do ICMS Ecológico.
A Conferência Estadual, que este ano teve como tema ‘Mudanças Climáticas e Transição Energética Justa’, faz parte da programação da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER) e contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Haila Oka e diretores da pasta ambiental do município.
Na oportunidade, autoridades, especialistas, ativistas e membros da comunidade engajados em questões ambientais e de sustentabilidade dialogaram sobre assuntos como aquecimento global, redução das emissões de carbono, além de estratégias para uma transição eficaz para fontes de energia mais limpas e renováveis.
Ainda durante o evento, a secretária de Meio Ambiente de Floriano, recebeu das mãos do secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Daniel Oliveira, o certificado com ‘Selo Ambiental A’ referente ao Índice de Consumo de Mercadorias e Serviços - ICMS Ecológico.
De acordo com a secretária Haila Oka, “a SEMAN, em parceria com órgãos públicos e privados, promove um trabalho contínuo na preservação do Meio Ambiente, com a realização de projetos como o OleoColetar, Escola Seletiva, plantio de mudas e preservação de nascente na cidade, sendo referência no cuidado com o meio ambiente”, concluiu a secretária.
ICMS ECOLÓGICO:
O ICMS Ecológico foi instituído pelo Estado do Piauí com o intuito de premiar, com incremento financeiro nas transferências constitucionais do ICMS arrecadado, os municípios piauienses que, por se destacarem na defesa do meio ambiente, adquiram Selo A, B ou C, de acordo com os critérios avaliativos realizados pela SEMARH.
Dentre as práticas alcançadas para obtenção do selo estão: redução do índice de desmatamento, capacitação dos professores da rede municipal voltada para dimensão ambiental, projetos ambientais nas escolas, identificação, monitoramento e recuperação de áreas degradadas, fiscalizações ambientais e ações de bem-estar animal.