FUNASA supera a marca de mil atendimentos desde o início da pandemia

FUNASA supera a marca de mil atendimentos desde o início da pandemia
A Unidade Básica de Saúde FUNASA, localizada na área central de Floriano, ultrapassou nesta semana o número de mil pacientes atendidos desde que o local se tornou referência para síndromes gripais no enfrentamento ao Covid-19.

Segundo o Secretário de Saúde, James Rodrigues, a unidade foi dividida para dar mais eficiência ao atendimento. Ou seja, no mesmo prédio funcionam o centro de referência para síndromes gripais, mas a equipe da atenção básica também foi mantida e continua o trabalho de mobilização e rotina como atualização da caderneta de vacinação e acompanhamento pré-natal de gestantes. 

“Nesta semana ultrapassamos a marca de 1.049 pessoas atendidas e isso mostra que a experiência da Funasa foi acertada. Esse modelo está sendo copiado em todo o Brasil. Essa foi a maneira que encontramos de diminuir os pontos de contaminação e centralizar o atendimento à pessoas que testaram positivo para a Covid-19”, disse. 

Além de equipe técnica completa com médicos, enfermeiros e técnicos das 7 da manhã às 7 da noite, a Funasa oferece testagem rápida que pode ser solicitada pelo profissional médico, além do exame de eletrocardiograma. 

PROTOCOLO FLORIANO

A cidade de Floriano foi pioneira no Brasil a ofertar na rede de Atenção Básica do município a cloroquina e azitromicina, medicação utilizada no tratamento da Covid-19. Desde o início da implantação do protocolo até o dia 18 de junho, 64 pacientes aceitaram passar pelo tratamento. 

A preocupação das autoridades de saúde é garantir o tratamento já nos primeiros sintomas e assim barrar o agravamento da doença. “Com a medida, temos diminuído o número de pessoas internadas nas UTIs do Tibério Nunes. por exemplo, de todos aqueles que foram tratados com o protocolo, apenas três tiveram agravamento, mas não chegaram a ser internados em UTIs e já receberam altas clinicas”, disse James Rodrigues.