Galeria Histórica Municipal ganha novos quadros em solenidade pelo aniversário de Floriano

Galeria Histórica Municipal ganha novos quadros em solenidade pelo aniversário de Floriano

Galeria Histórica Municipal ganha novos quadros em solenidade pelo aniversário de Floriano
Em uma solenidade nesta segunda-feira, no quarto dia de programação festiva do aniversário da cidade, a Galeria Histórica Municipal ganhou três novos quadros que homenageiam personalidades que marcaram época em Floriano e também da lei que elevou Floriano à categoria de cidade.

Formaram a mesa de honra o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, acompanhado da primeira dama, Carmélia Reis, o presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina, professor historiador Djalma Nunes, o secretário de Governo, Marcony Alisson, representantes dos homenageados Raimundo Resende e Carlos Vilarinho. Participaram, ainda, secretários municipais, vereadores, convidados e servidores.

A solenidade seguiu com a leitura da Lei 144, de 8 de julho de 1897, sancionada pelo então governador do Piauí, Raymundo Arthur de Vasconcellos, que dispõe sobre o ato de elevação da Vila da Colônia à categoria de cidade com o nome Floriano, que emoldurada em um quadro, foi aposicionada na galeria histórica municipal pelo prefeito Antônio Reis.

O segundo quadro homenageou Eleotério Resende, autor da letra e música do hino de Floriano em 1971, na gestão do então prefeito José Bruno dos Santos. A moldura foi entregue pela servidora Umbelina ao bisneto do homenageado e ex-secretário de Educação de Barão de Grajaú(MA), Raimundo Resende,  que a aposicionou  na galeria. Mesmo ritual seguido com o quadro que homenageou o professor Luiz Paulo de Oliveira Lopes, criador da bandeira do município de Floriano, que foi aposicionado na galeria pelo representante da família, professor Carlos Vilarinho.

Durante a solenidade foram lidas pequenas biografias dos homenageados, antes dos discursos que agradeceram a honraria. Em suas falas, as autoridades lembraram a importância de manter viva a história da cidade. O prefeito Antônio Reis  arrematou o discurso parabenizando aos organizadores pela iniciativa e tecendo elogios. “Nossa galeria histórica municipal, na entrada da prefeitura, está ainda mais completa, bonita e acessível, recepcionando a todos aqueles que vêm à sede municipal com muito da nossa história contada pelos quadros”, disse o prefeito.