Mais de 260 florianenses são beneficiados com Mutirão de Catarata

Mais de 260 florianenses são beneficiados com Mutirão de Catarata

Mais de 260 florianenses são beneficiados com Mutirão de Catarata
A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Floriano e o Hospital Regional Tibério Nunes deu início na última terça-feira (26) e vai até quinta-feira (28) o processo de consultas oftalmológicas para detecção de Catarata em pacientes de Floriano e região. Ao todo 264 pacientes serão triados nessa primeira etapa e 211 cirurgias estão garantidas em data que será ainda comunicada.  

Mais de 20 municípios da região dos Rios Itaueira e Piauí participam da ação. O secretário de Saúde, James Rodrigues, afirmou que a prioridade e seleção das consultas se deu através da lista de espera que a pasta já tinha em mãos e contava com quase trezentos pacientes. “Para manter a transparência e lisura do processo, foi determinado a uma comissão que entrasse em contato primeiro com essas pessoas que estavam esperando sua vez de enxergar melhor”, disse. 

Além de Floriano, o Mutirão de Catarata vai atender 28 municípios da região sul do estado, como Arraial, Bertolinia, Brejo do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emidio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Pavussu, Pedro Laurentino, Porto Alegre do Piauí, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Socorro do Piauí e Tamboril do Piauí.

O que é catarata?
Com o passar do tempo e a idade avançando, naturalmente dentro dos nossos olhos também ocorre um processo natural de envelhecimento que é chamado de Presbiopia. Ou seja, dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. É algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas sentiram esse processo.

A catarata é como se fosse a fase seguinte desse processo. A lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca. Ou seja, a catarata é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino. Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e, consequentemente, acaba tornando mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro.

Aos poucos a visão fica embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos, até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira se não diagnosticado e tratado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Sintomas:
Os sintomas da catarata não surgem logo de início da doença, por isso ela é considerada um mau silencioso. Ou seja, começam a aparecer de forma progressiva com sintomas leves de início. Conforme o problema avança é que a pessoa começa a sentir incômodo e dificuldade para enxergar. Os seguintes sintomas são característicos da catarata:

Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
Visão dupla;
Dificuldade para ler, dirigir e andar;
Sensibilidade à luz;
Alteração da percepção de cores;
Mudanças frequentes no grau dos óculos;
Visão com brilho de lâmpadas ou do sol;
Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão;
Escurecimento da visão;

Diagnóstico:
Apenas em consulta com o oftalmologista. A catarata é detectada quando o especialista examina a estrutura interna do olho, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão. Por isso não deixei de agendar sua consulta, é muito importante o diagnóstico precoce.