Tibério Nunes anuncia fechamento do setor covid-19 e reafirma parceria com SMS de Floriano

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis e o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, participaram do ato simbólico de fechamento das alas clínicas e de UTI do setor Covid-19 do Hospital Tibério Nunes, no final da manhã desta quinta-feira, 07. Segundo Davyd Basílio, diretor do HTN, a parceria com o município de Floriano e demais cidades da região garantiu o bom andamento da estrutura do maior hospital do interior do estado durante a pandemia. “A parceria com Floriano foi importante para nós”, disse.

Caroline Reis destacou a divisão de responsabilidades entre o HTN e a SMS, de forma que puderam garantir milhares de vidas em dois anos e meio de pandemia. “Logo quando ativamos o Centro de Referência Gripal estivemos juntos com a direção do HTN, garantindo retaguarda aos pacientes com sintomas mais leves da doença, reduzindo a pressão do pronto-socorro do hospital regional”, disse a gestora.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, desde a inauguração em março de 2020, o Centro de Referência para Síndromes Gripes realizou mais de 67 mil atendimentos e cerca de 49 mil testes. Com a queda na procura por atendimento e a considerável redução do número de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde encerrou as atividades do Centro de Referência para Síndromes Gripais na última quinta-feira, 31 de março.

A decisão, tomada pela gestão anterior, foi respaldada pelo acompanhamento epidemiológico realizado pela Secretaria de Saúde. Desde o dia 15 de março, o município de Floriano não registra nenhum caso ativo da doença.

No Hospital Tibério Nunes, a situação se repete sem o registro de nenhum florianense internado, nem na ala clínica, nem em UTI. Segundo dados do HTN, foram realizados 4.829 atendimentos, destes 3.691 pacientes foram admitidos para internação clínica, UTI ou no “hospital dia”, onde o indivíduo comparecia ao centro de saúde apenas para tomar a medicação recomendada pelo médico.