Primeira criança imunizada contra covid-19 em Floriano é da zona rural e tem paralisia cerebral

Primeira criança imunizada contra covid-19 em Floriano é da zona rural e tem paralisia cerebral

Primeira criança imunizada contra covid-19 em Floriano é da zona rural e tem paralisia cerebral
Dael Sousa, de 11 anos, foi a primeira criança vacinada contra Covid-19 em Floriano. O garoto tem paralisia cerebral e mora na zona rural, na localidade Miroró, com os pais. Além de Dael, dezenas de crianças começaram a ser imunizadas nesta quarta-feira (19), em Floriano. Nesta etapa, crianças de 05 a 11 anos com algum tipo de comorbidade ou deficiência têm prioridade.

O Secretário de Saúde, James Rodrigues e o vice-prefeito, Antônio Reis Neto, acompanharam o momento e definiram o gesto como histórico. “Estou muito feliz por participar deste momento. E tenho certeza que muito em breve todas as nossas crianças nessa faixa etária estarão imunizadas contra essa doença”, afirmou o vice-prefeito. 

A expectativa é que novos lotes sejam enviados ao município nos próximos dias. James Rodrigues esclarece que a imunização infantil será semelhante às já concluídas, com agendamento junto às unidades de saúde. Os pais ou responsáveis devem comprovar a deficiência ou comorbidade da criança, apresentando receita ou laudo médico. 

“Nossas equipes já aplicaram mais de 100 mil doses de vacina e chegar nessa etapa nos deixa com o coração cheio de alegria, principalmente, vacinando esse garoto que é um vencedor. O Dael é símbolo de que a vacinação em Floriano é levada a sério e ninguém fica para trás ”, disse James Rodrigues. 

A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças no Piauí. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante para o público infantil é da Pfizer e deve ser aplicado com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e segunda doses.