Obras de esgotamento sanitário de Floriano entram em fase final

Obras de esgotamento sanitário de Floriano entram em fase final
Quem passa pelo local já notou que as intervenções mudaram a rota de passeio da avenida no trecho próximo a ponte que liga os municípios de Floriano e Barão de Grajaú. As obras de esgotamento sanitário de Floriano entram em fase final com mais de 80% do projeto concluído. A fase de “recalque”, ligação entre os esgotos que cortam a cidade para a lagoa de tratamento, chegaram até a Avenida Frei Antônio Curcio. São cerca de 5.400 metros de tubulação, boa parte já implantada, faltando aproximadamente 1.600 metros para a conclusão, que deve ocorrer até a próxima semana, caso não haja interferências como é o caso de chuvas.


Nesta nova fase, estão sendo abertas valas para a alocação de canos e tubulações que farão a ligação da rede de esgotamento que já foi instalada em parte do perímetro urbano da cidade (mais de 40% da área urbana, desse total, 35% no centro da cidade) pra estação de tratamento. 

A Secretaria de Infraestrutura do município comunica que a construtora fica comprometida a restaurar os passeios públicos e ruas por onde a tubulação for instalada, garantido não apenas um direito essencial como o saneamento básico, mas também não comprometendo a mobilidade urbana dos florianenses que utilizam esses espaços. 


Além da Avenida Frei Antônio Curcio, já foram realizados "recortes" no asfalto nos bairros Matadouro e Juá. Pelo cronograma, essa tubulação vai chegar até o bairro Riacho Fundo onde se encontra a ligação que leva o esgotamento até a comunidade Bom Jardim onde foi instalada as lagoas de tratamento. 

Esgotamento sanitário 

Segundo informações do setor de Engenharia da Construtora Jurema, já foram construídas 4 lagoas de tratamento e duas estações elevatórias que seriam suficientes para atender uma cidade do porte de Floriano e operar tranquilamente por duas décadas. Serão 62 km de rede e mais de 4 mil ligações interligadas nesta fase. Depois desta etapa serão feitos os testes e a obra deverá ser entregue em junho deste ano.

A construtora também informou que deve iniciar em maio uma nova etapa, quando será construída mais uma estação elevatória, mais 38 km de rede e instaladas 3 mil novas ligações, garantindo o tratamento do esgotamento de Floriano, com qualidade, para os próximos anos.
Segundo o prefeito Joel Rodrigues, os recursos já estão garantidos e empenhados, aguardando apenas a liberação da CODEVASF. “Já estaremos tratando desse assunto nos próximos dias”, disse Joel.