Na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, deu mais um passo para o fortalecimento da educação municipal por meio do programa Pacto pela Educação, com a contratação de estagiários para atuarem na ampliação da jornada, nas escolas da rede municipal de ensino. O ato faz parte da programação alusiva ao aniversário de 125 anos de Floriano.
A solenidade, no auditório da Estação da Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Júnior, contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da UFPI, IFPI, Uespi, além de estudantes universitários.
Em ato simbólico, o prefeito Antônio Reis assinou os contratos de 50 graduandos de ensino superior que irão atuar como monitores ministrando aulas de reforço para alunos do 3⁰ ao 9⁰ anos, que apresentam dificuldade de aprendizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. As aulas serão no contraturno das aulas curriculares, e ocorrerão na Escola Municipal Arêa Leão, bairro Irapuá. A jornada ampliada beneficiará mais de 1300 alunos, que serão distribuídos em 49 turmas.
Os monitore são acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras/Português e Matemática. Eles passaram por formação para integrarem o Pacto pela Aprendizagem. Para o secretário de Educação, Nylfrânyo Ferreira, o Pacto é uma importante ferramenta de incentivo à aprendizagem na área em que os alunos apresentam maior déficit. “Com as aulas de português e matemática no contraturno, os alunos terão o reforço necessário para compreenderem mais e melhor os assuntos, e assim reduzirem a defasagem adquirida durante a pandemia”, explicou.
Em seu discurso, o prefeito Antônio Reis lembrou que a educação é o pilar fundamental na vida de todos, para um futuro digno, ressaltando a contribuição ao aprendizado que os acadêmicos contratados viabilizarão ao alunado municipal. “A partir de agora, vocês fazem parte da família educacional de Floriano, estamos aqui pra acolher todos vocês”, disse Antônio Reis, confiante de que o projeto alcançará o resultado esperado.
Como você reage?