Prefeitura de Floriano realiza abertura da Semana do Meio Ambiente 2024

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN), iniciou, na manhã desta segunda-feira (3), na Praça Dr. Sebastião Martins, a programação da Semana do Meio Ambiente que ocorrerá de 3 a 7 de junho. A abertura foi marcada pela realização da 1ª Feira de Educação Ambiental de Floriano (FEAFLO), concentrando um grande público em praça pública.

A FEAFLO, que ocorrerá até às 17h, conta com apresentações de projetos e ações ambientais desenvolvidas por escolas, universidades e instituições. Os alunos das redes municipal e federal promoveram exposições que abordaram diversos temas ambientais, como projeto ÓleoColetar e Escola Seletiva; bem como projetos de reciclagem e materiais recicláveis; Coleção de História Natural da UFPI (CNHUFPI); doação de mudas de plantas, além de consultoria jurídica acerca de direitos Ambientais.

A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente 2024 que tem como objetivo sensibilizar os estudantes e a comunidade em geral sobre a importância da preservação ambiental. O evento conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde, Cooperativa de Recicláveis, Equatorial, IFPI, UFPI, CTF, SENAC, ROTARY, LIONS Clube e da OAB, Subseção de Floriano.

Participaram da solenidade o prefeito, Antônio Reis Neto; secretária de Meio Ambiente, Hailla Oka; vereador Dessim Almeida, representando o Poder Legislativo Municipal; representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI); além de alunos da rede municipal de ensino e de escolas privadas.

De acordo com a secretária da SEMAN, Haila Oka, “as ações voltadas para o meio ambiente acontecem por meio da integração dos projetos ÓleoColetar e Escola Seletiva, e agora com o Plano Integrado de Resíduos Solídos, desenvolvido recentemente pelo Município”, disse. Segundo o prefeito, “a Semana de Meio Ambiente incentiva à população para a boa convivência com a água, plantas, animais e atmosfera, pois o cuidado com o meio ambiente é, também, uma questão de sobrevivência”, ressaltou Antônio Reis.

Confira a programação completa do evento:
03/06 (8h30 às 11h30 e das 14h às 17h): 1ª Feira de Educação Ambiental de Floriano – FEAFLO;
Local: Pç. Dr Sebastião Martins.
04/06 (9h): Escola verde com plantio de mudas e entrega de Ecopontos para reciclagem;
Local: Creche Eduardo de Carvalho Neiva.
05/06 (9h30): Atividade recreativa com jogos de materiais recicláveis;
Local:  Escola Municipal Getúlio Vargas.
06/06 (8h30): Floriano verde – Doação de mudas;
Local: Pç. Coronel Borges.
07/06: Educação Ambiental através das mídias sociais.