Saúde materno infantil é tema de reunião do Núcleo Multiprofissional e Saúde da Mulher

Saúde materno infantil é tema de reunião do Núcleo Multiprofissional e Saúde da Mulher
Nesta quinta-feira (23), a Diretoria de Saúde da Mulher se reuniu com os profissionais do Núcleo Multiprofissional de Saúde para capacitação de equipes da atenção primária sobre a saúde do paciente com foco na saúde materno infantil. Daniel Gutemberg, diretor do Núcleo Multiprofissional, destacou a importância do momento para alinhar as equipes aos dados que são avaliados pela Organização Mundial de Saúde na temática da saúde materno infantil. 

A diretoria de Saúde da Mulher, Ana Márcia Miranda, afirmou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está convocando gestores, líderes e profissionais de saúde de unidades de saúde em todo o mundo a adotar um conjunto de cinco metas com o objetivo de melhorar a segurança materna e neonatal nos pontos de atendimento, especialmente em torno do parto e nascimento. As metas serão lançadas em uma Conferência Global Virtual “Together for safe and respectful maternal and newborn care”, no Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro), com o tema “Safe maternal and newborn care” (“Cuidados maternos e neonatais seguros”, em tradução livre ao português).

Todos os dias, cerca de 800 mulheres e 6,7 mil bebês perdem a vida na hora do parto e nascimento. Além disso, quase 5,4 mil bebês nascem mortos diariamente, com 40% dessas mortes ocorrendo em relação ao trabalho de parto. A maioria dos natimortos, mortes maternas e neonatais e danos são evitáveis por meio da prestação de cuidados seguros, respeitosos e de qualidade durante a gravidez, o parto e nos primeiros dias de vida.

Os objetivos são:
Reduzir práticas desnecessárias e prejudiciais para mulheres e recém-nascidos durante o parto;
Fortalecer a capacidade e o apoio dos profissionais de saúde para cuidados maternos e neonatais seguros;
Promover cuidados respeitosos para um parto seguro;
Melhorar o uso seguro de medicamentos e transfusões de sangue durante o parto; e
Reportar e analisar incidentes de segurança no parto.