Campanha de prevenção ao suicídio em Floriano quer identificar vulnerabilidade nas escolas

Foi lançada nesta quarta-feira (15), a campanha “Cuidado que salva vidas” em alusão ao mês de prevenção ao suicídio. A campanha é uma realização da Secretaria de Saúde de Floriano através da Coordenação de Saúde Mental e tem como objetivo principal apresentar à população os serviços de acolhimento e apoio psicológico ofertados na rede municipal de saúde.

O secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, explica que hoje a rede municipal de saúde está fortalecida com serviços de atendimento psicológicos desde a atenção básica e passando pela rede de atenção psicossocial. "Nós temos uma preocupação muito forte nesse sentido, pois com a pandemia, observamos um aumento significativo dos casos de tentativas de suicídio", disse.

A Coordenadoria de Saúde Mental definiu uma programação e dois eixos de trabalho: atenção básica e profissionais da educação. Segundo Idalina Barros, coordenadora da pasta, o objetivo é capacitar esses profissionais para identificas pessoas que estejam em sofrimento dentro de seus ambientes e dadas as circunstâncias. Com isso, será possível fazer o encaminhamento correto e acompanhar de perto a ajuda disponível na rede municipal de saúde.

A campanha tem como base o tema trabalhado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que definiu o "Agir salva vidas" como iniciativa para reduzir os índices de suicídio. É possível prevenir o suicídio? Existem muitos sinais que alertam para a possibilidade de tentativa de suicídio por parte de uma pessoa como, por exemplo, ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente.