SEINFRA Floriano: Obras em dois pontilhões estão em fase de conclusão

Está na reta final a obra de reconstrução de um pontilhão, que é uma ponte de menor porte, no bairro São Borja, em Floriano. E acaba de ser concluída a recuperação de outro pontilhão, situado mais ao centro, na Rua Clementino Ribeiro, importante via de acesso à BR 230. Esses dois pontilhões foram danificados, após as chuvas intensas que caíram no início de novembro, comprometendo suas estruturas e causando destruição pela cidade.

As obras iniciaram após a licitação feita pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, para a contratação de empresa especializada para a execução dos serviços em caráter de urgência.

Para a reconstrução da laje do pontilhão da Rua Djalma Nunes, no São Borja, estão sendo investidos R$ 41.499,85. A obra consistiu em demolir a laje danificada de forma mecanizada, sem reaproveitamento da estrutura existente, que foi substituída por outra feita em concreto armado. O serviço deve ser concluído ainda nesta última semana de dezembro, mas segundo o secretário, a via continuará interditada. “Nesse pontilhão só poderá trafegar carro após o período de cura do concreto, para enrijecer o material, que é de 21 dias”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Ferreira.

No pontilhão da Rua Clementino Ribeiro, onde os danos foram menores, a obra já foi concluída. No local foi necessária a demolição parcial de pavimentação asfáltica e abertura de valas de forma mecanizada, para a recuperação de erosões e do muro de arrimo, com a reconstrução das paredes laterais em alvenaria de pedra argamassada e recomposição da pavimentação asfáltica no setor. A obra teve o investimento de R$ 20.209,98.

“Com as operações de tapa-buracos, tanto na pavimentação em calçamento como na asfáltica, mais a recuperação desses dois pontilhões e da cabeceira da galeria Gabriel Zarur, conseguimos melhorar bastante a mobilidade urbana pelos bairros cidade e restaurar a ordem nas vias públicas de nossa cidade. Vamos terminar 2022 com muito trabalho e impostos devolvidos em benefícios para a população”, concluiu Júlio César Ferreira.