SEMDAS: Projeto ‘Meu nome, meu orgulho’ chega a Floriano

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social abraçou a causa, é parceira, e começou a dar cumprimento ao projeto “Meu nome, meu orgulho”, voltado ao público LGBTQIAP+  e que viabiliza aos interessados fazer a mudança de nome civil conforme provimento n⁰ 73/2018, do dia 28/06/2018, que dispõe sobre a averbação da alteração de prenome e do gênero nos assentos de nascimento e casamento de pessoas transgênero, no Registro Civil das Pessoas Naturais.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência Especializada da Assistência Social -CREAS,  localizado à rua São João, nº 1124, bairro Irapuã I, onde há uma equipe preparada para orientar e tirar eventuais dúvidas.

O projeto “Meu nome, meu orgulho”, é do Governo do Estado,  coordenado pela Superintendência de Direitos Humanos da SASC e tem o apoio da Defensoria Pública do Estado, declarado em nota: "A defensoria Pública apoia completamente essa iniciativa da Sasc e está sempre pronta para promover a cidadania da população transexual e também travesti”.

Além de Floriano, o projeto será desenvolvido em mais 17 municípios de norte e sul do Estado (Teresina, Altos, Esperantina, Campo Maior, Barras, Piripiri, Alto Longá, São João do Piauí, Corrente, Floriano, Picos, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Valença do Piauí, São Miguel do Tapuio, Guadalupe, Castelo do Piauí e Uruçuí).

Segundo Rafaela Barros, secretária municipal de Assistência Social  "Este é um projeto do Estado que já tem comitê formado e Floriano é parceiro pelo pacto LGBT+. Trata-se de um projeto exclusivo para mudança do nome social, e nossa equipe especializada está no CREAS do município disponível para orientar os passos a serem tomados para a mudança do nome", finalizou.