Setembro amarelo: é preciso alerta aos sinais que antecedem o suicídio

Setembro amarelo: é preciso alerta aos sinais que antecedem o suicídio

Setembro amarelo: é preciso alerta aos sinais que antecedem o suicídio
O mês de setembro é marcado por ações de prevenção ao suicídio em todo o país, através da campanha Setembro Amarelo. Em Floriano, o tema escolhido para este ano foi “Toda vida importa” e traz como mensagem o acolhimento da rede de atenção psicossocial, em parceria com a atenção básica e serviços de urgência e emergência psiquiátrica. O símbolo do girassol será trabalho na campanha, pois todas as manhãs a flor parte em busca do sol, seguindo a luminosidade, insistentemente, já que precisa dela para se desenvolver. “O símbolo do girassol representa a busca da luminosidade para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira, apesar da dificuldade, em direção à luz”, explica Idalina de França, psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Floriano. 

De acordo com dados apresentados pela campanha realizada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil são registrados cerca de 14 mil casos por ano, ou seja, uma média de 38 por dia.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a quarta principal causa de mortes, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

A coordenadora de Saúde Mental, Idalina de França, destacou que o contexto familiar é importante para observar os sinais comportamentais que podem levar ao suicídio. “Aqueles que estão em depressão, em sofrimento, querem acolhimento, precisam ser ouvidos. Não devemos ignorar os sinais. Procure ajuda profissional o quanto antes”, disse.

Pandemia mundial 

A pandemia de covid-19 agravou a situação. Dados mostram que a pandemia trouxe um agravamento na saúde mental de todos os brasileiros e tem atingido crianças a partir de seis anos de idade. A faixa etária dos brasileiros que são afetados por tentativas de suicídio ou suicídio é de 11 a 19 anos. O perfil masculino prevalece. 
Entre os sinais que devem chamar a atenção das pessoas estão isolamento, mudanças na alimentação e no sono, automutilação, autodepreciação, interrupção de planos e abandono de estudo e emprego.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/09 às 8h30 - Qualificação junto ao corpo docente pedagógico e colaboradores nas escolas (UBS Paulo Martins);

Dia 19/09 às 8h30 - Qualificação junto ao corpo docente pedagógico e colaboradores nas escolas (UBS Santa Cruz);

Dia 21/09 às 9h - Roda de conversa com corpo docente da Escola Iracema Miranda, bairro Alto da Cruz;

Dia 23/09 às 10h - Momento de valorização da vida com Roda de acolhimento às famílias dos usuários do CAPS II;

Dia 26/09 às 9h – Roda de conversa com corpo docente da Escola Padre Pedro Oliveira, no bairro Santa Rita;

Dia 28/09 às 8h30 – Caminhada da Saúde mental seguido de "Aqui tem Saúde", na praça Dr. Sebastião Martins, com oferta de serviços de saúde, assistência social e meio ambiente.