Floriano: Outubro Verde alerta para a prevenção e diagnóstico da Sífilis

Floriano: Outubro Verde alerta para a prevenção e diagnóstico da Sífilis

Floriano: Outubro Verde alerta para a prevenção e diagnóstico da Sífilis
A campanha Outubro Verde realizada pela Secretaria de Saúde de Floriano, através do Centro de Testagem e Aconselhamento, tem o objetivo de divulgar a importância da prevenção, diagnóstico e controle da Sífilis e Sífilis congênita, que é condição em que a mãe com a doença não tratada ou tratada de forma inadequada transmite a bactéria para o feto durante o parto ou gestação.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (Sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Em Floriano, os dados compilados pelo CTA apontam que 72 pessoas testaram positivo para a doença em 2020. Já em 2021, esse número saltou para 112 pessoas, equivalente a um aumento de 55%. Em 2022, até setembro, foram totalizados 115 novos casos, ou seja, um aumento de 59% se comparamos com 2020. 

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A Sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a Sífilis congênita e é fundamental.

A transmissão vertical – entre mãe e bebê – pode ser evitada com a realização de testes de detecção da infecção durante o pré-natal. A recomendação é que a mulher seja testada no primeiro e terceiro trimestres de gestação, no momento do parto ou em casos de aborto e exposições de risco.

“O exame dando positivo em qualquer momento do pré-natal é iniciado o tratamento da doença, reduzindo absurdamente a chance de ocorrer a transmissão vertical”, explica Hérica Amarante, diretora do CTA Floriano. O tratamento é totalmente gratuito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento. 


Como prevenir a Sífilis?

O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da Sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.

O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade também contribui para o controle da Sífilis congênita.