A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 começou no dia 16 de abril. A Secretaria de Saúde recebeu a última remessa de vacinas no fim da tarde da quarta-feira. Foram enviadas 4.300 doses.
A Coordenadora de Imunização, Pollyane Pires, explicou nesta segunda etapa a vacinação acontece de maneira diferente da primeira etapa. Para organizar o fluxo de atendimentos, as forças de segurança como Corpo de Bombeiros, PRF, Sutran, além da PM e pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Vereda Grande foram imunizadas, em sua maioria, entre a quinta e sexta-feira.
A partir da segunda-feira, dia 20, as doses chegam às Unidades Básicas de Saúde seguindo o cronograma estabelecido. "Mesmo com o atraso na entrega das vacinas, a Secretaria de Saúde tem alcançado números expressivos. Pedimos paciência e compreensão. A vacina é enviada pelo Ministério da Saúde e distribuída pela Sesapi através das regionais de saúde, ficando a cargo da SMS de Floriano apenas a aplicação das doses de acordo com o estoque", disse Pollyane Pires.
Agora o público-alvo se estende para:
Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, indígenas, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, inclusive adolescentes e funcionários do sistema prisional.
Em Floriano, só o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar conta com mais de 120 policiais. Nesta sexta-feira, por exemplo, apenas na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima "Vereda Grande", foram aplicadas 300 doses em presos e agentes penitenciários.
Nesta etapa, a principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas. "Lembrar que a vacina da gripe não evita o coronavírus, até porque estamos falando de problemas bem distintos. Na verdade, ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Sars-CoV-2, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa", disse James Rodrigues, secretário de saúde de Floriano.
Como você reage?