Vigilância Sanitária de Floriano divulga protocolo sanitário referente ao Dia de Finados

Vigilância Sanitária de Floriano divulga protocolo sanitário referente ao Dia de Finados

Vigilância Sanitária de Floriano divulga protocolo sanitário referente ao Dia de Finados
A Diretoria de Vigilância Sanitária divulgou, nesta quinta-feira, 29, o documento que vai reger a visitação de familiares nos cemitérios públicos da cidade na próxima segunda-feira, dia 02 de novembro, feriado de Finados. O protocolo se refere principalmente às recomendações à população com relação a medidas de prevenção do SARS-COV-2 (COVID-19). 

“Considerando que o Dia de Finados é uma data em que, tradicionalmente, todos os anos ocorrem visitações mais intensas aos cemitérios e consequentemente situações que geram aglomeração de pessoas, como celebrações, realização de missas, cultos, bênçãos, visitação e sacralização de túmulos, podendo tais situações servirem para aumentar a transmissão do vírus, gerando novos casos, com consequentes óbitos”, diz o documento.

Sendo assim, a Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária, recomenda que de modo excepcional no ano de 2020 não poderão ocorrer celebrações de missas ou cultos religiosos, para evitar aglomerações, e também não haverá disponibilidade de funcionários para consultar localização dos túmulos, pois esta situação também ocasiona a formação de filas, favorecendo a aglomeração de pessoas. 

As pessoas que forem fazer visitas aos cemitérios no dia 02//11/2020 (dois de novembro de dois mil e vinte), Dia de Finados, deverão se atentar à seguintes regras: 

Utilizar máscaras durante toda visitação aos cemitérios, não sendo permitida a entrada de pessoas sem o EPI;
Levar uma máscara de reserva, recomendando que troquem a máscara toda vez que estiver úmida, acondicionando em sacos individuais a máscara já utilizada;
Não deverão comparecer ou serem levados para as visitações: pessoas com problemas de saúde e crianças;
Não poderão entrar nos cemitérios pessoas que estejam levando coroas ou guirlandas de flores artificiais, bem como alimentos;
Orienta-se que levem garrafa de água individual, evitando o uso dos bebedouros com bico injetor dos cemitérios, bem como álcool em gel individual, devendo atentar para o cuidado no manuseio do produto que deve ocorrer longe de velas/fogo para evitar a ocorrência de acidentes;
Deverá ser proibida a presença de vendedores de velas, flores, alimentos e outros produtos nas proximidades dos cemitérios.

A entrada de pessoas nos cemitérios deverá ser controlada e obedecer ao distanciamento mínimo de 2 (dois) metros por pessoa. O cemitério deverá ter entrada e saída em locais diferentes, devendo ser mantido o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre os visitantes na entrada e saída. A população deverá realizar visitas rápidas, evitando permanecer muito tempo junto aos túmulos. A visita para um mesmo jazigo poderá ser de até 4 (quatro) pessoas, podendo entrar em duplas, não sendo recomendado que entrem todos ao mesmo tempo. Recomenda-se que os visitantes não realizem cumprimentos entre si, como abraços, beijos ou aperto de mãos.

O protocolo completo está disponível aqui: http://floriano.pi.gov.br/download/202010/SF30_d8a0357feb.pdf