Agentes de endemias e saúde são orientados a reforçar prevenção ao mosquisto Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde reuniu agentes de endemias e de saúde na manhã desta terça-feira, 05, para repassar as últimas informações sobre os dados epidemiológicos do mosquito Aedes aegypti em Floriano. A secretária de Saúde, Caroline Reis, reforçou a importância do trabalho preventivo e o esforço em conjunto entre poder público e sociedade civil organizada.
Os profissionais também retiraram dúvidas e fizeram solicitações para melhorar a atuação em campo. O diretor do Centro de Zoonoses, Thales Rodrigues, destacou que as campanhas de preveção no rádio, TV e internet estão sendo compartilhadas há duas semanas e ajudam no combate ao mosquito. Além disso, insumos já foram solicitados para reforçar a barreira de proteção.
Além da campanha no rádio e na TV, a Secretaria de Saúde vai intensificar a borrifação em locais com focos da doença, atuação do agente de saúde como facilitador no compartilhamento de informações sobre a prevenção e combate ao mosquisto, reforço das visitas domiciliares dos agentes de endemias, monitoramento dos pontos estratégicos (borracharias, sucatas, construções abandonadas, cemitérios). "A colaboração de todos é fundamental para evitar essa propagação e proteger a saúde comunidade", afirma Caroline Reis.
Combate ao mosquito
Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
→ Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
→ Deixar as lixeiras bem tampadas;
→ Colocar areia nos pratos de plantas;
→ Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
→ Limpar as calhas;
→ Cobrir piscinas;
→ Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
→ Limpar a bandeja externa da geladeira;
→ Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
→ Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
→ Cobrir bem a cisterna;
→ Cobrir bem todos os reservatórios de água.