Assembleia reúne pacientes, familiares e profissionais para discutir saúde mental
O encontro aconteceu no último dia 25, no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III). Essa foi a segunda assembleia, um dos dispositivos mais importantes para discutir melhorias do serviço.
O evento contou com a participação de usuários, familiares, equipe técnica, representantes da Atenção Primária, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), voluntários e visitantes interessados.
As assembleias do CAPS AD III são momentos cruciais para avaliar e aprimorar o projeto técnico do centro, oferecendo subsídios para sua atualização anual. Além disso, são oportunidades para consolidar práticas antimanicomiais e anti-hegemônicas, avaliar o cuidado das atividades internas e extramuros, analisar a estrutura física do serviço e identificar propostas inovadoras.
A assembleia foi secretariada por um participante escolhido na ocasião, garantindo um ambiente participativo e inclusivo.
Coordenada pela direção do CAPS AD III, a assembleia teve como lema "Não faça nada por mim, sem mim", reforçando o protagonismo dos usuários no processo de gestão do dispositivo de saúde mental. Durante o evento, todos os presentes tiveram a oportunidade de contribuir de forma democrática para a melhoria da assistência.
A reunião é também momento de avaliar aquilo que foi planejado anteriormente e traçar novos passos a partir do que foi discutido, estabelecendo grandes pactuações.