Campanha de vacinação antirrábica na zona rural será de 27 a 29 de janeiro

Campanha de vacinação antirrábica na zona rural será de 27 a 29 de janeiro
As equipes da Secretaria de Saúde já estão preparadas para a segunda fase da campanha de vacinação antirrábica, que ocorrerá na zona rural de Floriano. Diferente da zona urbana, onde são definidos pontos de vacinação e os donos levam os seus animais até os locais de aplicação, na zona rural, o descolamento é feito de maneira inversa. Os aplicadores vão até as casas imunizar cães e gatos contra a raiva. 

Na manhã desta quarta-feira (19), em reunião com a Coordenação de Vigilância em Saúde e diretoria do Centro de Controle de Zoonoses, ficou definido período de 27 a 29 de janeiro, para a realização da campanha de vacinação antirrábica, na zona rural. O secretário, James Rodrigues, lembrou que os agentes de endemias estarão devidamente identificados e o trabalho será em conjunto com os agentes comunitários de saúde. 

O médico veterinário Thalles Rodrigues, diretor do Centro de Zoonoses, explicou que a vacina é gratuita e deve ser um compromisso do dono com seus pets. O gestor lembra a aqueles que residem na zona urbana e que não puderam vacinar seus cães e gatos na campanha de dezembro passado, que “podem se dirigir até o Centro de Zoonoses no bairro Taboca. Temos doses disponíveis, só não deixem seu cão e gato sem vacina”, arrematou.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença que pode atingir a todos os mamíferos,  transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.