Centenas de mulheres participam de Aulão de Dança em prevenção ao câncer de mama
Alegria, diversão e prevenção! Essas palavras definem o Aulão da Saúde em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, Outubro Rosa. Centenas de mulheres vestiram a camisa em favor do auto cuidado e da mudança de hábitos saudáveis que ajudam na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.
Atividade física regular (aquela praticada pelo menos 3x por semana) reduz a produção de radicais livres. Radicais livres promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações, ou seja, o desenvolvimento do câncer. Por isso, se exercitar regularmente é um dos métodos mais eficazes para manter seu corpo saudável. Pois, aumentando o gasto energético, há diminuição do peso corporal e do colesterol, o diabetes fica controlado, o sistema imunológico se fortalece e consequentemente há uma grande melhora de organismo como um todo. Além da saúde física, a corrida também atua na autoestima da mulher, como já explicamos em um outro artigo do blog.
A atividade física promove não só o equilíbrio hormonal, mas também reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para redução de riscos para o surgimento de diversas doenças, entre elas alguns tipos de câncer, tais como de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama (pós-menopausa).
A atividade física como aliada da mulher
Durante o Outubro Rosa, mês da conscientização e prevenção contra o câncer de mama, é importante relembrar os benefícios que a atividade física podem trazer para a mulher. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a produção de estrogênio pelo tecido adiposo é um deles: quanto mais gordura o corpo possui, mais desse hormônio será produzido. Esse hormônio é como um combustível para as células cancerígenas, já que ela atua nas células mamárias.
Exercitar-se pode diminuir a quantidade dessa substância que circula pelo corpo e de outro hormônio que aparece em pesquisas relacionadas à prevenção do câncer de mama: a insulina. Esta é responsável por induzir o crescimento de células. Por isso, uma vez que o câncer se inicia, ter altos níveis de insulina no sangue torna-se extremamente perigoso. Ou seja, mesmo depois do diagnóstico, a prática de atividades físicas é uma aliada.
Como manter-se ativa fisicamente pode tanto prevenir a doença quanto ajudar no tratamento, realize atividades físicas como parte da sua rotina diária. Que tal começar por aquelas que lhe deem prazer, como a corrida, a caminhada ou andar de bicicleta. Quanto mais se movimenta o corpo, maior a proteção contra o câncer. Chame os amigos ou familiares para aquelas corridas ao ar livre e/ou em praças públicas, dê preferência a ir para o trabalho ou lugares próximos caminhando ou de bicicleta, opte pelas escadas ao invés de de elevadores ou escadas rolantes.
Com informações do Ministério da Saúde.