A Prefeitura de Floriano através da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Embrapa Meio Norte promoveram no último sábado, 14, um dia de campo sobre a produção agrícola de produtos biofortificados. O prefeito Joel Rodrigues participou da ação que contou com a presença de alunos do Colégio Agrícola de Floriano e estudantes Técnicos de Regeneração.
Este é um projeto piloto na região que tem como objetivo principal a inserção dos alimentos biofortificados na cultura do agricultor familiar de Floriano. Uma propriedade na comunidade Canabrava foi escolhida para ser multiplicadora do projeto que conta com um sistema de irrigação por gotejamento e o bombeamento da água de poço é feito por meio de placas solares com baixo custo aos agricultores. “Esse projeto fortalece a agricultura familiar e em pouco tempo Floriano será referencia para a região”, disse Joel Rodrigues.
O Biofort é o projeto responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenado pela Embrapa, que aspira diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina a na dieta da população mais carente.
“A biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando outras mais nutritivas. O processo também é conhecido como melhoramento genético convencional”, disse Paulo Cabral, pesquisador.
Como você reage?