Discurso do prefeito Joel marca abertura dos trabalhos do Legislativo em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues participou, na noite desta segunda-feira, 3 de fevereiro, da sessão de abertura do primeiro período legislativo de 2020 da 14ª legislatura da Câmara Municipal de Vereadores.

A sessão, realizada na sede da Câmara, foi conduzida pelo vereador e presidente da Casa Legislativa, Maurício Bezerra, e contou com a presença do prefeito Joel que, conforme previsto na Lei Orgânica do Município, leu a mensagem do Poder Executivo Municipal. Em seu pronunciamento, o gestor municipal fez um balanço das ações e conquistas de 2019 e falou sobre excelentes previsões para o ano de 2020. A solenidade contou ainda com a apresentação de um documentário de retrospectiva das principais atividades de 2019.

O discurso na íntegra você confere logo abaixo:

“É com satisfação que venho a essa augusta Casa Legislativa para, cumprindo o que preceitua o Artigo 106, inciso XV, da Lei Orgânica do Município, lhes apresentar mensagem por ocasião da abertura da sessão legislativa de 2020 da 12º Legislatura, de modo a apresentar um resumo dos resultados alcançados ao longo do exercício de 2019, terceiro ano de gestão do ciclo de quatro anos do mandato a mim outorgado, por ocasião da eleição de 2016, bem como, apresentar o planejamento das principais ações 2020.

Nesta ocasião, reservo especial reconhecimento e sincero agradecimento ao meu amigo e companheiro de gestão, Antônio Reis Neto, ser humano fantástico que tenho a honra e privilégio de tê-lo como meu Vice Prefeito. Agradeço também a todos os servidores do Município, desde os gestores com quem pude interagir com mais proximidade, àqueles funcionários com quem não pude gozar do privilégio de estar mais próximo, mas que realizaram com dedicação e zelo o seu labor e a cada florianense que nasceu nesta terra abençoada ou que adotou nossa cidade como sua.

Inicio minha fala com um questionamento: Por qual motivo estamos aqui hoje? Estamos aqui por uma missão maior que nos une nas diferenças. Estamos aqui pelo seu João, pela Dona Maria. Estamos aqui pelo sonho do pequeno Lucas, de estudar e se formar. Estamos aqui pelo compromisso recebido pela comunidade no pleito de outubro de 2016. Em resumo: estamos aqui, e esta afirmação nos motiva ao trabalho em conjunto por toda a comunidade. Temos grata satisfação em anunciar que em mais um ano, carregamos o brilho nos olhos por saber que os investimentos previstos para 2020 refletem a busca pelo cuidado com as pessoas, muito mais do que qualquer obra física, que não se encerra em si mesma.

Meus caros companheiros de missão, estimados vereadores, repito com muita frequência: a missão continua. E digo isso porque a cada obra inaugurada, a cada serviço ofertado, a cada praça revitalizada, a cada rua calçada ou asfaltada, a cada unidade básica de saúde, vivemos a satisfação de saber que as pessoas terão melhor acesso aos seus direitos.

Quando repito com frequência a frase “na missão de fazer mais e melhor”, me refiro à busca constante por melhorias para a comunidade. Atitude que vamos construindo juntos. Esta frase se materializa quando pensamos nas obras que estão previstas para 2020, como a construção do Centro de Especialidades Odontológicas, a construção do novo cemitério, a abertura e recuperação de pontes e estradas vicinais, a reforma e ampliação de praças, obras com recursos próprios do município.

Esta alegria nos invade, enquanto florianenses, quando celebramos convênios federais, através de importantes parcerias que garantem recursos para a urbanização do Cais do Porto, pavimentação asfáltica e de vias públicas, implantação do sistema de esgotamento sanitário, recuperação de barragens, ou ainda, a parceria com o Governo do Estado que contribui para o desenvolvimento de obras importantes, como a retomada da construção da Policlínica e da UPA, construção de 5 Academias da Saúde, pavimentação asfáltica e poliédrica, dentre outras.

Tudo isso só faz sentido, quando percebemos na face do florianense, a alegria das pequenas e grandes vitórias diárias. Nosso desejo genuíno é contribuir para que a cada dia, Floriano, a cidade com melhor IDH do interior do estado, cresça e seja celeiro de oportunidade para seu povo.

Desafios e problemas? Temos vários, aliás, quem não os tem. Em casa, frequentemente nos deparamos com situações que exigem sabedoria e empenho para serem superadas. Entretanto, seguir adiante a cada dia, comemorar cada vitória e lutar sempre por melhorias, faz parte do DNA de cada florianense. Estamos juntos, lutamos juntos, vencemos juntos, amamos juntos a nossa Princesa do Sul. Meu agradecimento a cada liderança, a cada florianense, aos parceiros de missão no governo federal, estadual e nesta casa, gratidão a cada vereador pelo empenho e luta. Agradeço ainda a grande equipe de secretários, diretores e colaboradores que temos, pelo esforço na construção de uma Floriano cada vez melhor. Vamos juntos, na missão que compartilhamos, de fazer mais e de fazer melhor.

Para encerrar a minha fala neste momento, quero deixar uma frase do Papa Francisco que diz: “A política não é a mera arte de administrar o poder, os recursos ou as crises. A política é uma vocação de serviço.”

Boa noite a todos!”

Joel Rodrigues da Silva