Empresários de Floriano recebem capacitação para a participação em compras pela Prefeitura

Na tarde desta segunda-feira (31), o Secretário de Administração e Planejamento, Júlio César Ferreira, representou o Prefeito Joel Rodrigues da Silva, na solenidade de abertura do treinamento realizado pelo SEBRAE, que visa a capacitação dos empresários locais, para a inserção das micro e pequenas empresas nas compras governamentais realizadas pela Prefeitura de Floriano.

O SEBRAE de Floriano-PI firmou parceria com a Prefeitura a fim de capacitar os empresários locais para atender as disposições contidas no Decreto Municipal de nº 040/2021, que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento local, através de aquisição de produtos e serviços diretamente do pequeno empresário.
O treinamento é gratuito e termina nesta terça-feira, 1º de junho, no auditório do SEBRAE de Floriano e é ministrado pelo Dr. Alberto Monteiro.
Segundo Júlio César Ferreira, o treinamento realizado pelo SEBRAE é um passo importante na busca do principal objetivo do Município, que é o desenvolvimento da economia local, através da aquisição de produtos e serviços em Floriano, e o empresário capacitado saberá como proceder para participar das licitações realizadas pela prefeitura.

“Acreditamos que a abertura de procedimento licitatório exclusivo para os MEI, ME e EPP contribuirá para a redução das desigualdades e fortalecimento da economia local, principalmente em meio ao forte agravamento econômico decorrente da pandemia”, disse Júlio César.

Desde a publicação do Decreto, a Administração passou a realizar procedimento licitatório de forma exclusiva, e não mais facultativa, aos microempreendedores individuais, às microempresas e empresas de pequeno porte nos itens de contratação de materiais ou serviços cujo valor seja de até 80 mil reais, seja ele por item ou geral.

“Sabemos que a Prefeitura de Floriano é a maior consumidora de bens e serviços dentro do Município, assim, a capacitação do empresário local contribuirá para a execução desse projeto, pois o treinamento certamente possibilitará que os participantes aprendam as técnicas necessárias para participação nos processos licitatórios, e com isso abrirá portas para a ampla participação do pequeno empreendedor local, afetando positivamente na circulação de renda e geração de empregos dentro do próprio município”, frisou o Secretário Júlio César Ferreira.