Escolas Municipais são orientadas sobre o projeto ‘Caminho da Cultura’

Escolas Municipais são orientadas sobre o projeto “Caminho da Cultura”

Escolas Municipais são orientadas sobre o projeto ‘Caminho da Cultura’
Treze escolas da rede municipal de ensino irão participar do projeto “Caminho da Cultura – De mãos dadas com a Arte – Educação”. Trata-se de um projeto interdisciplinar de extensão “Paixão de Cristo”, que traz a necessidade do estudante e de toda a comunidade escolar em perceber e refletir sobre o ambiente onde convive e interage. Tem como objetivos apresentar o Teatro Cidade Cenográfica aos educandos, despertar neles o interesse pela cultura e contribuir para um pensamento crítico e artístico, da linguagem e da escrita.

O projeto, idealizado pelo Grupo Escalet de Teatro e desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Educação junto aos alunos, é composto por várias fases. A primeira começou na última segunda feira (13), com a visitação dos parceiros às escolas participantes para a apresentação do projeto aos gestores escolares, troca de informações e orientações. A escola Pe. Pedro Oliveira foi a primeira a receber os representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Grupo Escalet. Até o final desta semana todas as escolas envolvidas também serão visitadas.

Na próxima etapa de visitação será a vez dos alunos do 6º ao 9º ano das escolas receberem as informações. “Nós retornaremos para conversar com os alunos e explicar como será desenvolvido o projeto, quando entregaremos um panfleto com as informações”, disse o representante do Grupo Escalet de Teatro, Tasso Tapety. Para a coordenadora de projetos e programas da Secretaria de Educação, Lilian Carvalho, essa iniciativa estimula o aprendizado e melhora o desempenho dos alunos. “A arte e a cultura são ferramentas transformadoras quando integradas a educação”, concluiu Lilian.

O PROJETO

O projeto será desenvolvido a partir da apresentação do espetáculo “Paixão de Cristo” durante a Semana Santa (dia 07/04 - sexta-feira da paixão ou no dia 08/04 - sábado de aleluia) que os alunos, acompanhados de seus pais ou responsáveis, deverão assistir no Teatro Cidade Cenográfica. Após a apresentação, os alunos irão fazer produções em formato de texto, desenho ou apresentações, ainda a serem definidas. “Além de panfleto com as informações sobre o projeto, na visitação às escolas também serão repassadas informações para as famílias sobre o translado de ida e volta dos alunos ao Teatro Cidade Cenográfica”, concluiu Tasso.