Floriano garante duas vagas para a Conferência Nacional de Saúde Mental

O município de Floriano elegeu, na última sexta-feira (17), dois delegados que foram aclamados na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental e estão aptos a participar da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, com data prevista para ser realizada do dia 08 a 11 de novembro deste ano, em Brasília/DF. Os representantes florianenses, sendo um da saúde e outro da educação, foram escolhidos dentro do Território dos Cerrados.
O tema debatido este ano é: ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Daniel Gutembergue e Márcia Borges terão como papel principal discutir e deliberar sobre a temática do evento. Para isso, eles devem conhecer o tema, os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para o próximo biênio da política de saúde mental. "É importante ressaltar que, para fortalecer essas discussões, é essencial o conhecimento das deliberações de conferências anteriores e de propostas coerentes que venham a fomentar e efetivar a política de saúde mental no município", explicou Daniel Gutembergue.

Eventos preliminares à Conferência Estadual foram realizados desde o início do ano nas Regionais de Saúde do Piauí, com a promoção de palestras e debates sobre saúde mental nos municípios piauienses.

Durante a Conferência Estadual, gestores e usuários tiveram a oportunidade de debater melhorias necessárias ao aprimoramento do serviço oferecido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e sobre a atuação dos manicômios no Piauí.