Floriano realiza Plenária de Saúde Mental e elege delegados para etapa estadual

Floriano realiza Plenária de Saúde Mental e elege delegados para etapa estadual

Floriano realiza Plenária de Saúde Mental e elege delegados para etapa estadual
O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou esta quarta-feira (26), a Plenária Municipal de Saúde Mental de Floriano, no Hotel Rio Parnaíba. Este ano, o tema discutido foi a política de saúde mental como direito e a defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no SUS, cujo eixo central é o fortalecimento e garantia das políticas públicas, bem como a garantia dos direitos humanos. 

“Esse momento foi ímpar, pois nossa plenária foi pensada na colaboração de todas as áreas e eixos”, disse James Rodrigues, Secretário de Saúde. Mais de 190 pessoas se inscreveram no evento que foi organizado de acordo com as normas sanitárias vigentes no município. 

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Socorro, afirmou que este foi um momento importante na garantia de políticas públicas. “Reunimos usuários, familiares e sociedade civil organizada em um momento democrático e plural”. Foram discutidos quatro eixos: 

- Cuidado em liberdade como garantia de Direito e cidadania;
- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
- Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e,
- Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial;

Os participantes também acompanharam  a palestra ministrada pela professora doutora, Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula (PhD em Enfermagem, pela Universidade Federal do Piauí). “Nesse momento de discussão, levantamos propostas e diretrizes que possam subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde e contribuir para o fortalecimento das políticas e programas de Atenção à Saúde Mental”, explicou Idalina Barros, Coordenadora de Saúde Mental.