Floriano sedia workshop sobre PlanificaSUS da região Entre Rios Piauí e Itaueiras

Floriano sedia workshop sobre PlanificaSUS da região Entre Rios Piauí e Itaueiras

Floriano sedia workshop sobre PlanificaSUS da região Entre Rios Piauí e Itaueiras
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (05), com o apoio da Secretaria de Saúde de Floriano, o Workshop de Abertura: PlanificaSUS região Rios Piauí e Itaueira. O encontro contou com a presença do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Joabe Curvina e o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães. 

Em 2019, o município de Floriano foi selecionado para ser o polo de implantação desse projeto, que atende à rede primária e secundária de saúde. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS tem como objetivo a organização e a integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária. 

Com a implantação, a unidade de saúde Viana de Carvalho foi escolhida para ser a unidade referência e na pandemia, por exemplo, permaneceu aberta realizando o monitoramento de usuários do sistema que precisam dos serviços de saúde como gestantes que não podem deixar de fazer o pré-natal, além de hipertensos, diabéticos, atualização da caderneta vacinal e o atendimento em "bloco de horas", ou seja, o usuário tem sua consulta ou procedimento agendado e é atendido com hora marcada.

Estratégia de organização de processo de trabalho, o workshop desta terça do Planifica SUS discutiu e avaliou tudo o que está sendo operacionalizado nas unidades laboratoriais de Floriano e região. “Essas unidades foram escolhidas como modelo para a implantação do PlanificaSUS. Essa estratégia serve para organizar o fluxo do trabalho e gerar resultados positivos no decorrer do curso”, James Rodrigues, secretário de saúde de Floriano.

Com melhorias no fluxo organizacional do trabalho, o município consegue fazer uma série de mudanças na estrutura física, por exemplo, para melhorar a ambiência e oferecer mais conforto e qualidade no atendimento da unidade. 

Os municípios selecionados para participar do PlanificaSUS  foram:  Floriano, Canto do Buriti, Jerumenha, Itaueira, Nazaré, Francisco Ayres, São Francisco, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Brejo, Eliseu Martins, Pajeú,  Guadalupe, Landri  Sales, Marcos Parente e Manoel Emídio.