Floriano vacina 85% contra a Pólio e lidera os maiores municípios do Piauí

Floriano vacina 85% contra a Pólio e lidera os maiores municípios do Piauí
Com o fim da Campanha de Vacinação contra a  Pólio em todo o país, o município de Floriano volta a ser notícia por sua capacidade de vacinação. Desta vez, enquanto em todo o país o número de crianças vacinadas está muito abaixo do esperado, Floriano desponta com uma das maiores taxas de imunização contra a Paralisia Infantil no Piauí, com mais de 85% do público alvo. Floriano está a frente de cidades como Parnaíba (30.69%), Teresina (45.18%) e Picos (51.65%). No ranking das maiores cidades do Piauí, a Princesa do Sul está na frente de sete delas.

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite já foi encerrada, mas as doses do imunizante continuam disponíveis em todos os postos de saúde. 
A vacina contra a Poliomielite é indicada para todas as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano recebem a dose que está em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina contra a Pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.

Já para a multivacinação, o público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra Meningite, Hepatite, Difteria, Pneumonia, Rotavírus, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Durante a campanha nacional, apenas 60% das crianças foram imunizadas. A meta de vacinação é de 95% de menores de até 5 anos de idade. O Brasil não tem casos de poliomielite desde 1989, mas precisa continuar manter a meta para continuar livre de registros da doença.