Oficina capacita profissionais para atendimento de doenças transmitidas por mosquitos na zona rural de Floriano
Nesta quinta-feira, 18, foi realizada uma oficina sobre o Manejo e Fluxograma de Atendimento aos pacientes da zona rural de Floriano, com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika. Promovido pela Vigilância Epidemiológica em conjunto com as equipes de enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que compõem o quadro da Estratégia Saúde da Família (ESF) na zona rural, o evento ocorreu no auditório do SAMU e teve como objetivo aprimorar a capacidade de resposta frente a essas doenças transmitidas por vetores.
Os debates foram conduzidos pelo diretor do Centro de Zoonozes, Thales Rodrigues e do ACE Jailson, que trouxeram uma perspectiva abrangente sobre as medidas preventivas e o controle dessas enfermidades. Durante a reunião, foram discutidos os protocolos de atendimento, o reconhecimento precoce dos sintomas e a importância da vigilância constante para evitar a propagação dessas doenças.
“Com a temporada de chuvas se aproximando, é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com o aumento esperado nos casos dessas doenças.”, finaliza Miléssia Mousinho, diretora da Vigilância Epidemiológica.