PMF arrecada mais de 10 toneladas de recicláveis em 3 meses de vigência do programa ReciclaFlo

PMF arrecada mais de 10 toneladas de recicláveis em 3 meses de vigência do programa ReciclaFlo

A Prefeitura de Floriano apresentou os primeiros resultados do ReciclaFlo, que tem como tema ‘Descarte Consciente’. O programa foi implantado para fortalecer a coleta seletiva e promover práticas sustentáveis no município. Em apenas três meses de funcionamento, os números revelaram um avanço expressivo, demonstrando o engajamento da população e a eficiência das ações conduzidas pela gestão municipal.

Antes da implantação do programa, o município havia registrado 1.594 kg de recicláveis recolhidos em 2023 e 1.975 kg em 2024. Esses volumes, somados, representam menos de metade do que foi alcançado somente entre 21 de agosto e 21 de novembro de 2025, período em que o ReciclaFlo recolheu mais de 10 toneladas (10.316,85 kg) de materiais recicláveis. O volume é cinco vezes maior em relação a todo o arrecadado em 2024, reforçando o impacto positivo da iniciativa.

O ReciclaFlo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN) em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Floriano (COOCAMFLO), tem como objetivo estimular o descarte correto, ampliar pontos de coleta e reduzir a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário do município. Além disso, colabora com a geração de emprego e renda direta e indireta, principalmente do que diz respeito aos catadores de material reciclável.

De acordo com a secretária da SEMAN, Haila Oka, “as campanhas de conscientização e a implantação da coleta seletiva têm contribuído para o aumento da participação dos moradores e para a destinação adequada dos materiais. O programa seguirá em expansão. A expectativa é que, em breve, chegue a todos os bairros da Princesa do Sul, pois ações como essa incentivam a responsabilidade ambiental e consolidam Floriano como referência em boas práticas de reciclagem e preservação do meio ambiente”, disse.