Projeto Ecotampas recolhe mais de 50 kg de tampinhas recicláveis no Cais da Beira-Rio

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN), realizou nos dias 26 e 27 de outubro, a coleta mensal das tampinhas do Projeto Ecotampas, desenvolvido em parceria com bares e restaurantes localizados no Cais da Beira-Rio.

Em setembro de 2021, a Secretaria de Meio Ambiente instalou pontos de entrega/coleta de tampinhas de garrafas, tendo como público-alvo os empreendedores de venda de bebidas no Cais, buscando o acondicionamento dos materiais, incentivando as doações para a reciclagem e assim, evitando que esses materiais sejam descartados no meio ambiente.

Neste mês de outubro, segundo a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, foram recolhidos cerca de 30 kg de tampinhas, divididos entre os seguintes estabelecimentos: Restaurante Velho Monge (4kg), Restaurante Zé do Flutuante (5kg), Restaurante Flutuante (6kg), Restaurante O Carinhoso (1kg), Pizzaria e Hamburgueria 354 (4kg), Café Del Rio (4kg) e Pub Pride 07 (3kg).

Todo o material recolhido pelas empresas parcerias do projeto foi coletado pela equipe de Educação Ambiental e imediatamente encaminhado para a reciclagem. De acordo com a secretária Haila, cada tipo de material possui um determinado período para se decompor, e as tampinhas levam, em média, de 100 a 500 anos. “Nosso objetivo é reduzir a poluição às margens do Rio Parnaíba e até mesmo, o descarte nas águas, bem como criar o hábito da reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, finalizou Haila.