Prefeito Joel participa de reunião da CDL sobre os efeitos do coronavírus na economia

O prefeito de Floriano Joel Rodrigues foi convidado e participou de uma reunião organizada pela diretoria da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Floriano. Também estavam presentes integrantes das secretarias de Governo, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Vigilância Sanitária.

Durante a reunião os empresários relataram as dificuldades enfrentadas com o fechamento das lojas, com exceção das que desempenham atividades essenciais, e que refletem diretamente na economia, com riscos de desemprego e falência de empresas. A CDL informou que muitos comerciantes, neste primeiro momento, deram férias coletivas para os colaboradores e dispensaram aqueles com idades a partir de 60 ou que estejam com sintomas gripais.

Segundo o último Decreto Municipal, as lojas permanecem fechadas até 13 de abril, até uma nova discussão. O Decreto do Estado prevê o fechamento até 30 de abril.

A categoria empresarial solicitou ao prefeito uma flexibilização nas medidas, com abertura parcial das empresas, que reduziriam o atendimento e o número de funcionários em atividade, garantindo os cuidados sanitários necessários.

Joel Rodrigues ouviu as reivindicações, compreendeu a situação crítica da atividade comercial e lembrou que o Município também paga caro por isso porque perde a arrecadação, mesmo assim manteve a decisão de isolamento social. Ele lembrou que, segundo as autoridades de saúde, estas duas semanas formam o momento mais crítico de transmissão comunitária e as medidas de hoje são para colher frutos nas próximas semanas. Ele acredita que ao final do prazo deste decreto, se Floriano estiver sem o registro de casos de coronavírus, poderá discutir com o governo do Estado, novas medidas que permitam uma abertura parcial do comércio. “Não pecarei por omissão, o momento é crítico e a experiência de outros lugares mostra que quem não levou a sério o isolamento, no momento certo, está pagando um preço muito alto por isso, com mortes e o colapso no sistema de saúde pública”, disse Joel.

Ao final da reunião, Joel apresentou o Decreto 042/2020, publicado nesta quarta-feira (01) com medidas que beneficiam os empresários, como a prorrogação de certidões e licenças vencidas, prazo de vencimento de tributos, parcelamento de dívidas e a não cobrança de juros e multas, durante o período da pandemia.