Prefeitura de Floriano realiza capacitação da Lei Lucas nas escolas municipais
As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação estão promovendo um importante projeto de parceria voltado para a segurança e proteção dos estudantes: a implantação da Lei Lucas nas escolas da rede municipal de ensino.
Por meio do curso “Educar para Prevenir”, servidores das escolas das zonas urbana e rural – desde professores até guardas patrimoniais – foram capacitados em técnicas de desengasgo e reanimação cardiorrespiratória, com o objetivo de agir de forma rápida e segura em situações de emergência até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A capacitação aconteceu durante dois finais de semana, simultaneamente, no auditório Pauliran Costa e Silva, no Complexo do Mercado do Cruzeiro, e no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A formação foi conduzida pelas enfermeiras do SAMU, Edildete Sene Pacheco, idealizadora e responsável pela execuçao do projeto, e Beatriz Anjos, com apoio da colaboradora Yasmin Brito e de alunos do curso de Enfermagem do CAFS/UFPI, que auxiliaram nas práticas.
A iniciativa integra o processo de implementação da Lei Lucas em Floriano, oficialmente Lei nº 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Ao final do treinamento, todos os participantes receberam certificado, e cada escola vai receber um kit de primeiros socorros.