O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Floriano conta agora com duas ambulâncias avançadas, ou seja, dois veículos equipados para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco de vida (tipo UTI) e irá agilizar as ocorrências.
“Com essa frota ampliada, temos mais veículos à disposição da população, o que dará mais opções aos nossos profissionais na hora de realizar um atendimento ou procedimento de risco", disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.
Existem três tipos de viatura no SAMU.
As viaturas de Transporte geralmente são utilizadas para os serviços da central de ambulância de uma cidade que o SAMU consegue acionar para levar uma pessoa a uma consulta ou até mesmo para fazer o transporte no caso de uma ocorrência de menor gravidade, como uma criança vomitando ou uma situação que não há necessidade de imobilização e nenhum procedimento na cena.
Já a unidade de Suporte Básico realiza suporte e atendimento de pessoas que não tem risco a vida, ou seja, alguém que sofreu uma fratura simples, sempre em casos que é necessário imobilização porém não há uma ameaça a vida na cena.
Essa viatura é tripulada por um Técnico em Enfermagem e um Condutor Socorrista, ambos com treinamento para situações de emergência. Eles sabem fazer desde o atendimento de um trauma até uma parada cardíaca, caso a unidade de suporte avançado não possa atender naquele momento.
A unidade de Suporte Avançado é uma viatura que conta com todo equipamento de UTI, ela é tripulada por três pessoas, um Condutor Socorrista, um Enfermeiro e um Médico. Essa viatura tem capacidade de fazer todos os procedimentos para garantir a vida da pessoa na cena, desde a intubação de um paciente que não está com uma respiração boa, até aplicar choque, pequenas cirurgias e até parto.
E é por este motivo que quando você liga para o serviço de emergência são feitas várias perguntas a fim de checar a situação e a dificuldade ou gravidade, para saber qual viatura melhor enviar para cada tipo de ocorrência.
Como você reage?