Saúde Bucal de Floriano realiza ações em alusão ao mês de combate ao Câncer de Bucal

Saúde Bucal de Floriano realiza ações em alusão ao mês de combate ao Câncer de Bucal

A Coordenação de Saúde Bucal de Floriano realizou durante todo o mês de maio diversas ações em alusão ao mês de combate ao Câncer Bucal. Este tipo de doença é mais comum em homens acima de 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino. Por isso, a visita frequente ao dentista é essencial para o diagnóstico precoce da doença.

O câncer de boca é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral. 

O que aumenta o risco: 

Tabagismo:  Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros,tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.  

Consumo regular de bebidas alcoólicas.

Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.

Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.

Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.

Como prevenir:

Não fumar

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Ter alimentação rica em frutas verduras e legumes

Manter boa higiene bucal

Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral 

Sinais e Sintomas:

Os principais sinais que devem ser observados são:

Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo.

Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas

Nódulos (caroços) no pescoço

Rouquidão persistente 

É imprescindível estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (dentista ou médico para a realização do exame completo da boca). Aproveite as consultas com o dentista para tirar dúvidas e, principalmente, relatar qualquer sinal ou sintoma diferente. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado e fazer visitas periódicas ao dentista. Uma vez diante de uma lesão suspeita, a biópsia (exame de um fragmento da lesão) deve ser realizada, e o paciente encaminhado a médico especializado. 

Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer