Saúde mental promove capacitação em prevenção ao suicídio
A Coordenação de Saúde Mental de Floriano realiza um ciclo de capacitações junto às equipes de Atenção Básica e gestores das escolas municipais do município. Esses encontros fazem parte da Campanha "Uma rede pela Vida", promovida em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.
A atenção primária exerce importante papel nas práticas de cuidado pautadas na prevenção do suicídio, tanto que o fortalecimento deste nível de atenção compõe agendas e planos de prevenção em diversos locais do mundo. Nesse sentido gerenciar o cuidado a pessoa com comportamento suicida consiste em um aspecto fundamental na produção de ações voltadas à resolutividade e integralidade.
Na educação, é importante salientar que falar sobre as nossas emoções deve ser algo rotineiro, principalmente na vida dos estudantes, que estão descobrindo tantos sentimentos novos nessa etapa de crescimento.
Muitas são as causas que levam as pessoas à tentativa de suicídio, e a principal é a depressão. Mas, diversas outras situações, que causam profundo sofrimento, como traumas emocionais, diagnósticos de doenças graves, bullying, também podem ser responsáveis pelo aumento nas estatísticas de suicídio.
E por isso discutir sobre saúde mental com os alunos é fundamental, pois são os problemas da mente que desencadeiam os físicos, mas lembre-se que falar sobre essa questão exige cuidado e sensibilidade da parte de quem estará na escuta ativa.