Secretaria de Educação avalia fluência em leitura de alunos nas escolas de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza até o próximo dia 31 de março, avaliações de fluência em leitura com todos os alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino. As audições iniciaram em 20 de março e servem para analisar o nível de alfabetização das crianças, que é uma das ações integradas para o fortalecimento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

Participam do projeto 647 alunos de 31 escolas da rede municipal. A avaliação é realizada através da escuta individual por meio da CAED, uma plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas do Ministério da Educação, onde as audições são sincronizadas e computadas a partir da leitura, pelos alunos, de palavras e textos, quando são analisados pelo professor observador, a fluência, o ritmo e a fluidez do aluno.

O programa será desenvolvido em três etapas durante o ano letivo. Ao final, será possível realizar um diagnóstico sobre o nível de alfabetização do alunado do município, bem como elaborar estratégias pedagógicas voltadas às necessidades detectadas durante as audições. “A avaliação de fluência gera impactos positivos na educação e contribui para um melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, disse a coordenadora dos anos iniciais, Eva Pereira.

Para o secretário de educação, Nylfranyo Ferreira, é fundamental realizar um diagnóstico de aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental.  Segundo ele, através desse raio-x, é possível fazer um planejamento educacional mais efetivo que atenda às necessidades dos alunos. “A avaliação de fluência potencializa o processo ensino-aprendizagem, multiplicando conhecimentos e facilitando a aquisição de habilidades”, concluiu Nylfranyo.