Secretário Nylfrânyo presta contas ao legislativo sobre a reforma de 15 escolas de Floriano

Convocado através de um requerimento aprovado pela maioria dos vereadores de Floriano, o secretário de Educação de Floriano, Nylfrânyo Ferreira dos Santos esteve, nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Floriano, para prestar esclarecimentos sobre a situação física e de funcionamento das escolas do Município.

Primeiro o secretário fez uma explanação, através de slides, do antes e depois das reestruturações de 15 escolas municipais, que passaram por reformas em toda a sua estrutura: Escolas Ribamar Leal e Câmara Júnior, no bairro Taboca; Francisquinha Silva, no Pau Ferrado; Maria do Carmo Guida de Miranda, no Riacho Fundo; Dorinha Carvalho, na Sambaíba Velha; Centro de Educação Infantil Professora Solimar, também na Sambaíba Velha; Odorico Castelo Branco, no Irapuá I; Raimundo Neiva, no Conjunto Pedro Simplício; Antônio Guilherme, na Santa Rita; Raimundinha Carvalho, na BR-230; Centro de Educação Infantil Eduardo Neiva, no Conjunto Pedro Simplício; Maria do Socorro Coelho, na Vila Leão; Iracema Miranda, no Alto da Cruz; Marenice Attem, na Rede Nova e Professor Freire, no Cajueiro II. O investimento foi de mais de 1 milhão de reais.

Além disso o secretário anunciou que mais cinco escolas iniciarão reformas nos próximos dias: Escolas municipais Barjonas Lobão e Dom Edilberto, ambas no bairro Tiberão; Padre Pedro da Silva Oliveira, no Viazul e duas escolas municipais da zona rural: Socorro Araújo, na comunidade Manga Piauí e Sagrado Coração de Jesus, na comunidade Cuia.

Nylfrânyo também falou sobre a implantação em breve da escola Cívico Militar em Floriano, na escola municipal Antônio Nivaldo, que receberá uma quadra coberta, com início da construção previsto para julho deste ano e destacou o projeto de implantação de escolas de tempo integral, a primeira delas, a Raimundinha Carvalho, a partir de 2023.

O secretário também fez um balanço do alunado da rede municipal que cresceu em mais de 300 novos estudantes e conta hoje com 7.345 alunos em 49 escolas, com probabilidade de, ao final das matrículas, chegar a mais de 7.500 alunos.

Entre os temas questionados pelos vereadores, Nylfrânyo esclareceu a demora para a instalação dos ares condicionados nas escolas, provocada por atrasos dos fornecedores, problema que segundo ele está praticamente solucionado, e também da dificuldade do acesso do transporte escolar em algumas regiões por causa das estragadas danificadas pelas fortes chuvas.

Sobre a demanda de cuidadores, o secretário de Educação fez um comparativo do número de alunos que precisam de cuidados especiais que, em 2005 não passava de 19 e hoje são 335, inclusive vindos de outras cidades. “O Município tem feito convocações de cuidadores para suprir essa necessidade, mas em sintonia com o prefeito Antônio Reis, enquanto precisar nós vamos chamar”, disse o secretário, lembrando que Floriano é a única cidade da região que dispõe deste serviço especial para os alunos. “Nem o Estado, nem a rede privada ofertam este tipo de serviço com os cuidadores, somente a Rede Municipal de Floriano”, finalizou.