Seman faz a coleta do óleo vegetal depositado nos Ecopontos de escolas municipais

A iniciativa do Projeto Óleocoletar, implantado há dois meses em Floriano, já evitou que mais de cem litros de óleo de cozinha usado tivessem como destino final o meio ambiente. Foi o que constatou a Secretaria Municipal de meio Ambiente e Recursos Naturais (Seman), que em parceria com a empresa Florecicla - empresa responsável pela destinação ambientalmente adequada do óleo vegetal, já recolheu mais de 100 litros do resíduo nos Ecopontos implantados, que são os locais de referência para que as pessoas possam depositar o óleo de frituras usados.

O projeto Óleocoletar é desenvolvido pela Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Foi implantado em abril deste ano, com a proposta de integrar alunos da rede municipal de ensino, colaboradores e pais na preservação e cuidado com o solo e rios, buscando destinar de forma correta o óleo de fritura usados. Quando é descartado de forma indevida, o óleo vegetal provoca grandes malefícios a rede de esgoto das casas, mas principalmente ao meio ambiente, como entupimentos dos canos, poluição do lençol freático e impermeabilidade do solo, dentre outros. Segundo o Ministério da Saúde, o oleo é também um dos responsáveis por problemas respiratórios oriundos de vapores derivados dele.

A intenção é que o objetivo do projeto seja internalizado por toda a população no sentido de mudança de atitude e de consciência ambiental, não descartando mais o óleo usado nos ralos das pias ou no solo. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), seguem disponíveis nas Escolas Municipais Antônio Waquim, José Francisco Dutra e Raimundo Neiva, além do Centro Administrativo, onde vão permanecerão durante todo o ano.

Para a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, "o sucesso do projeto se deve a contribuição da comunidade, que vem mudando a forma de descarte desse tipo de resíduo. E nossa intenção é que esse engajamento cresça mais e mais a cada dia", finalizou.