Setor de RG divulga novas orientações para solitação do Registro Civil

O coordenador do setor de RG, do Espaço Cidadania de Floriano, Luiz Henrique, informou, na manhã desta quinta-feira (6), sobre as novas atualizações referente ao setor. Em virtude do aumento nos atendimento e agendamentos, foram formuladas novas orientações que facilitam a solicitação ou requerimentos de 1ª e 2ª via RGs.

As orientações foram repassadas ao setor por meio do Instituto de Identificação. Agora, as certidões de nascimento ou de casamento,  devem ser legíveis e atualizadas, o solicitante deve estar de posse das cópias dos documentos pessoais e residenciais legíveis e atuais, além de duas fotos no formato 3x4.

Além disso, novas orientações sobre o vestimentas foram repassadas: a blusa deve ter tonalidade escura, de preferência preta, sem uso de acessórios, e com as orelhas à mostras. Os menores de idade, devem obrigatoriamente estar na companhia de algum responsável.

O setor de RG trabalha de forma integrada, com Governos Municipal e Estadual, em parceria com o Instituto de Identificação. Essa parceria possibilita que sejam realizados, através do Instituto, treinamentos com os quatro membros do setor de Floriano, além do fornecimento de materiais para a realização de suas atividades, como cédulas de emissões.

Os atendimentos continuam ocorrendo por meio de agendamentos, pelo e-mail  espacociafloriano@seadprev.pi.gov.br ou pelo telefone (86) 99587-4854, das 8h às 12h.

O coordenador Luiz Henrique lembra, que em caso fortuito ou de urgências o interessado deve se apresentar presencialmente no setor, portando os seguintes documentos, que comprove a real necessidade, nos casos de:

a) Retirar medicamentos na farmácia
- Documento necessário para comprovação: Receita médica
b) Internação hospitalar
- Documento necessário para comprovação: Boletim de Internação.
c) Trabalho (contratação, concurso público, etc.)
- Documento necessário para comprovação: Contrato de trabalho, edital de nomeação.
d) Viagem (a trabalho, situação de saúde, etc.)
- Documento necessário para comprovação: Notificação de trabalho, atestado médico.
e) Solicitação do Auxílio Emergencial do Governo Federal
- Documento necessário para comprovação: Requisição assinada pelo gerente da Caixa Econômica Federal exigindo o RG com a data de expedição atual.
f) Operações financeiras (celebração de contratos para compra/venda de imóveis, veículos, etc.)
- Documento necessário para comprovação: Contrato de compra e venda.
g) Furto ou roubo de documentos.
- Boletim de ocorrência

Os atendimentos no setor no mês de abril quase superaram os dois meses anteriores, de fevereiro a março de 2021, registrando 1.462. No mês de abril, um total de 1.098 atendimentos foram realizados, entre agendamentos e entregas de documentos.