Policlínica de Floriano investe em equipamentos na área da saúde da mulher

Policlínica de Floriano investe em equipamentos na área da saúde da mulher

Policlínica de Floriano investe em equipamentos na área da saúde da mulher
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu mais um equipamento que vai ajudar a garantir maior cuidado e proteção à saúde da mulher florianense. A nova maca ginecológica é uma das mais modernas do mercado atualmente. Segundo Caroline Reis, secretária de Saúde de Floriano, o equipamento será utilizado como suporte às consultas ginecológicas e significa um grande avanço no atendimento, principalmente, no que diz respeito ao exame de colposcopia. Por semana, serão realizados pelo menos 10 procedimentos, totalizando 40 por mês. 

“A colposcopia funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, da vagina e da vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame que, em geral, é realizado junto com o exame de Papanicolau”, explica. 

É um exame capaz de analisar os tecidos desses órgãos e diagnosticar lesões benignas (inflamações), pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas.

Pelo exame, também podem ser identificadas outras doenças, como: inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

Segundo Jussinaldo Duarte, diretor da Policlínica, o equipamento faz parte de sucessivas melhorias que têm sido realizadas no sentido de ampliar, gradativamente, os serviços ofertados pelo centro de saúde. "Estamos seguindo a orientação do prefeito Antônio Reis em estruturar a Policlínica por etapas e garantir o atendimento de qualidade, prezando sempre pela transparência e aplicação correta dos recursos públicos", disse.