Tratamento Fora do Domicílio da Saúde passa a ter figura dos monitores: "Queremos acolher e humanizar"
A Secretaria de Saúde de Floriano através da Central de Transportes e Núcleo Multiprofissional anunciaram que a partir do mês de agosto, o transporte de passageiros (Tratamento Fora do Domicilio) para Teresina será realizado com acompanhamento de um monitor que ficará responsável pela organização e contato com pacientes e acompanhantes.
Segundo Gustavo Ferro, assessor especial da SMS, a ideia é humanizar o serviço e dar melhores condições de atendimento aos pacientes e seus acompanhantes. "A figura do monitor veio para preencher uma lacuna que faltava. O motorista precisa estar atento ao trânsito e o monitor será esse contato com os passageiros. "Queremos acolher e humanizar", disse.
O diretor do Núcleo Multiprofissional, Daniel Gutembergue, disse que assistentes sociais e psicólogos prestarão também esse suporte para garantir que direitos sejam preservados, bem como a saúde mental dos pacientes e equipe. "É um trabalho muito desgastante e observamos essa questão. Levamos à secretária Caroline e ela prontamente nos atendeu", explica.
Em reunião ocorrido na última terça-feira, 01, motoristas e monitores passaram por capacitação com a Assistente Social, Jaqueline Sousa, sobre a importância do acolhimento e humanização dos serviços de saúde.