Civismo, Ação de Graças e homenagens marcam o 8 de julho, dia do aniversário de Floriano
Foi com muito civismo com a solenidade de hasteamento das bandeiras, na praça Dr. Sebastião Martins, que a Prefeitura de Floriano iniciou o último dia de atividades comemorativas pelo aniversário de 126 anos da Princesa do Sul. Participaram, o prefeito Antônio Reis, no Pavilhão Nacional, a vice comandante do 3º BPM, major Leucijane, no Pavilhão do Piauí, o presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina, na Bandeira de Floriano e o deputado estadual, Gustavo Neiva, na Bandeira do Mercosul, além de vereadores, representantes de entidades e instituições, servidores municipais e comunidade que acompanharam a banda de música Maestro Eugênio executar os hinos nacional e de Floriano.
Logo após, todos seguiram para a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade, que foi presidida por padre Eulálio e concelebrada por padre Pedro, na igreja de São José Operário, onde estão sendo sediadas todas as celebrações da igreja São Pedro de Alcântara, que está em reforma. O deputado federal pelo Piauí, Júlio Arcoverde, também participou da missa.
Um dos pontos altos da celebração foram as preces apresentadas a Deus, que pediram mais bênçãos para o município, com a participação das pessoas presentes, que leram suas mensagens e depositaram no altar placas com o que desejam: que Floriano se torne uma cidade ainda mais humana, ordeira, cidadã, próspera, ecológica, esperançosa, pacífica, arrematadas com as palavras de padre Eulálio: "Que Deus nos ajude a fazer de Floriano uma cidade fraterna, justa e solidária", profetizou.
Momentos de intenso louvor e oração envolveram os presentes. Todos os gestores que fazem a administração municipal participaram da procissão das ofertas levando uma rosa até o altar, que teve à frente o vereador e secretário de Governo, Marcony Alisson, e sua esposa, conduzindo a Bandeira de Floriano, além do prefeito e esposa, presidente da Câmara e sua esposa e o deputado Gustavo, levando as ofertas. A cantora lírica, Mayane Costa, também fez sua homenagem a Floriano, cantando o hino de Floriano e, na sequência, a Ave Maria em latim, seguida da bênção final.
Após a missa, todas as autoridades seguiram para a sessão solene na Câmara Municipal de Floriano, tradicionalmente realizada no dia 8 de julho, em homenagem à cidade, no dia exato em que completa 126 anos, concedendo títulos de cidadania a 40 personalidades que contribuem ou já contribuíram, nos mais diferentes seguimentos de atividades, para o desenvolvimento da cidade.