Coordenadores da Atenção Básica, Saúde Bucal e Imunização se reúnem para avaliar indicadores

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, reuniu na manhã desta quarta-feira (17), os coordenadores da atenção básica, Adenilde Coelho, Saúde Bucal, César Junior e diretoria de imunização, Pollyane Pires. O gestor pediu atenção redobrada na atualização cadastral e indicadores observados pelo Ministério da Saúde.

Com a nova modalidade de financiamento da atenção primária, o Previne brasil, o método de cálculo e avaliação prevê a observância de sete indicadores: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

O monitoramento desses indicadores vai permitir que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população. Os indicadores de pagamento por desempenho serão monitorados individualmente a cada quadrimestre.